Notícias

Diretora de Planejamento e Mídia da TNT Bahia confirma presença no seminário


Victor Érik

Graduada em Comunição Social em Radio e Tv pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a assessora e diretora de planejamento de mídia, Lorena Viera será a palestrante responsável por debater sobre o Jornalismo Online, na segunda mesa de discussões do I Seminário de Capacitação para Estudantes de Jornalismo, na terça-feira (30) das 14h às 16h.

Durante a sua graduação, Lorena Vieira pesquisou sobre o Hipermídia, que lhe rendeu um trabalho de conclusão de curso intitulado: Orkut, Privacidade e Sociedade de Controle. Na área docente atuou lecionando principalmente as matérias Comunicação, hipermídia, marketing digital e jornalismo online. Também coordenou os Cursos de Comunicação Social - habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda na Faculdade de Tecnologia e Ciências no campus de Itabuna-Ba.

Atualmente Lorena Vieira é Diretora de Planejamento e Mídia na TNT Bahia Comunicação e Marketing, trabalha com gestão e monitoramento de redes sociais, é também Assessora de Imprensa da ASDAB - Associação de Distribuidores e Atacadistas da Bahia e editora-chefe da Revista Abastece Bahia.



Ex-estudante da UFRB participará da mesa de encerramento

Naiara Moura

Formado em Jornalismo pela UFRB na turma de 2010, Rosivaldo Merces é analista de comunicação e marketing na empresa Natulab em Santo Antônio de Jesus. Com experiência em assessoria política e empreendedorismo, Rosivaldo será um dos membros da mesa de encerramento do I Seminário de Capacitação para Estudantes de Jornalismo, que acontecerá no dia 1º de agosto, às 16 horas no auditório da Fundação Hansen.

Para o jornalista, o Seminário será uma ocasião para que a experiência destes três anos de atuação no mercado de trabalho seja partilhada. “Fiquei muito feliz com o convite, afinal nada melhor do que levar um ex-aluno que está atuando no Recôncavo para falar sobre o mercado e o desafio de ser jornalista” comenta.


O I Seminário de Capacitação para Estudantes de Jornalismo acontecerá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.



Seminário criará espaço para debate e aprendizado do Jornalismo

Naiara Moura

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), jornalista e professora da UFRB, Hérica Lene coordenará o debate em torno do Jornalismo Econômico, que acontecerá no dia 30 de agosto, segundo dia do I Seminário de Capacitação para Estudantes de Jornalismo. A palestra começa às 16 h, no auditório da Fundação Hansen Bahia.

Conforme a professora, o Seminário é uma boa oportunidade de debate e aprendizado para os estudantes de Jornalismo da instituição e de outras que venham a participar das atividades. “Além dos conceitos e de experiências, será interessante ouvir os palestrantes para refletir sobre as formas de cobrir a notícia nas diferentes editorias, tanto pela imprensa regional quanto pela dita 'nacional'” completa.

Como leitura complementar, Hérica Lene recomendou a série de livros publicados pela editora Contexto, chamada Coleção Comunicação, das quais fazem parte títulos como 'Jornalismo econômico', 'Jornalismo digital', 'Jornalismo de revista', 'Jornalismo cultural', 'Jornalismo esportivo'. “São leituras que acrescentam muito para a formação dos futuros jornalistas” afirma. Ela explica que essas são obras escritas por jornalistas com experiência nessas áreas específicas.




Cobertura Jornalística

Estão abertas as inscrições para os estudantes de jornalismo da UFRB interessados em participar da cobertura jornalística do seminário. Os candidatos devem estar cursando a partir do 3º semestre.  As inscrições seguem até o dia 17 de julho e devem ser feitas através do e-mail jornalimosespecializado@live.com, contendo nome completo e semestre.

O resultado da primeira etapa da seleção será divulgada no blog dia 19 de julho. Os classificados deverão aparecer no dia 24, às 16 horas na sala da Hemeroteca no CAHL/UFRB.


Professora convidada do Seminário fala sobre a importância do evento

Jaqueline Suzarte e Alissandro Lima


Renata Pitombo, pós-doutora em sociologia pela Université René Descartes, Paris         V-Sorbonne, vai ministrar a palestra "Jornalismo e Moda", no dia 1º de agosto, das 14 às 16 horas. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2006, ela também é coordenadora do grupo de pesquisa Corpo e Cultura.

"A realização do I Seminário de Capacitação para Estudantes de Jornalismo é uma excelente iniciativa sobretudo porque partiu dos próprios alunos, o que demonstra um interesse e um desejo em conhecer especificidades de atuação na área do jornalismo",disse Renata Pitombo. A professora ainda reitera que a adesão dos professores do curso reforça a importância do evento e permite uma visibilidade das pesquisas desenvolvidas pelos docentes.

Incentivadora do projeto, Renata Pitombo disse torcer para que a iniciativa perdure e tenha outras edições. O seminário vai trazer durante seus três dias dez mesas, cada uma com uma temática diferente. Confira a programação do evento para mais informações.

Um comentário: